16 dias de ativismo 2023

Programação 16 dias de Ativismo

O projeto é promovido pelo Grupo de Educação Multidisciplinar em Tecnologias
Socioambientais – GEMTES e pela Organização Mulheres de Fases – OMF e tem como
objetivo promover a equidade de gênero e dos direitos das meninas e mulheres através
da facilitação do conhecimento informático e tecnológico. O projeto visa reunir material
eletrônico a fim de ensinar meninas em idade escolar a montarem seus próprios
computadores e desenvolverem habilidades de informática.

Cine debate: filme Ângela.
Debatedoras: Gabriela (UGCC/APM) + Fernanda (CECCO) + Tarsila (UGCNJ)
Local: Auditório ESEF
Inscrições aqui

Roda de conversa TVTEC e Galpão Criativo
Debatedoras: Gabriela (UGCC/APM), Kelly (UGCC/ADS), Sileni (UGDS), Micaela(UGPS – Ambulatório da Mulher), Roberta (UGPS – Vigilância)
Local: TVTEC

“Bate Papo Legal”
Atendimento ao público em geral (orientação, registro de reclamação, bloqueio de telemarketing, orientação contra golpe dos empréstimos consignados) dentro da Unidade do Procon Móvel.
Local: em frente ao CRAS OESTE

Conversa com os servidores da unidade de saúde sobre a importância da notificação da violência e o atendimento.
Responsável: Roberta (Vigilância) + Ambulatório da Mulher
Local: UBS Caxambu

“Bate Papo Legal”
A ideia é prestar o atendimento ao público em geral (orientação, registro de reclamação, bloqueio de telemarketing, orientação contra golpe dos empréstimos consignados) dentro da Unidade do Procon Móvel. Nos casos identificados de violência contra as mulheres, o nosso objetivo é propiciar um ambiente acolhedor para as vítimas, além de ajudá-las a identificar sinais de violência patrimonial e encaminhá-las para os serviços adequados, se o caso.
Local: em frente a Cáritas

Roda de conversa com servidoras: como identificar a violência contra a mulher e o que fazer?
Facilitadora: Ruth Rocha (UGPS) + Gabriela (UGCC/APM) + Dafne (UGEL)
Local: Sala Multiuso

Palestra: Mulher Negra, quantos búzios vale seu trabalho?
Palestrante: Andreia Pereira
Parceria com a Assessoria da Igualdade Racional e o Conselho Municipal de
Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Jundiaí (CMDPCN)
Local: Biblioteca Municipal

Empoderamento de mulheres através da arte – Oficina de grafite
Facilitador: Jensen (UGCC/APIR)
Local: a confirmar

Roda de conversa com os jovens: quais são os tipos de violência e como denunciá-los?
Facilitadoras: Gabriela (UGCC/APM), Francine (CMDM)
Local: CIEE

Roda de conversa: 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher
Facilitadoras: Fernanda (CECCO)
Local: CECCO

Palestra – Da violência cotidiana ao feminicídio: o que é preciso reconhecer
Evento em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da OAB Jundiaí
Local: sede da OAB

Aula de ginástica corporal
Local: Salão Azul – Complexo Esportivo Bolão

Roda de conversa do Conselho da Mulher com coletivos de mulheres: O que as mulheres de Jundiaí têm a dizer?
Facilitadora: Francine (CMDM)
Local: Sala Multiuso

Atividade Associação Velas do Japi – Atividade de remo seguida de conversa sobre o empoderamento de mulheres e a sua importância para o combate e enfrentamento a violência contra a mulher.
Atividade limitada a 15 participantes. Faça sua inscrição
Atividade em parceria com Associação Velas do Japi
Local: Parque da Cidade

Ação em parceria com Consultório de Rua – Roda de conversa com profissionais e ativistas que atendem mulheres em situação de rua – Mulheres invisibilizadas: quem olha por elas?
Local: Biblioteca Municipal Nelson Foot

Empoderamento de mulheres através da arte Facilitador: Instituto iê Aruandê
Local: a definir

Roda de conversa com atletas de handebol – discursos e frases do cotidiano que normalizam a violência
Facilitadora: Dafne (UGEL)
Local: Bolão
Evento restrito a alunos, não aberto ao público.

Orientação sobre violência contra mulher – Roda de conversa acompanhada de atividades promovidas no local (yoga, coral e artesanato)
Ação em parceria com CMDPCD, COMDIPI, GM (Patrulha do Idoso e Maria da penha), UGCC/APPCD, UGCC/API
Local: CRIJU

Facilitadora: Dafne (UGEL)
Local: Bolão
Evento restrito a alunos, não aberto ao público.

Apresentação artística
Local: Paço Municipal – térreo